Av. Prof. Mário Werneck, 2889, Buritis - BH/MG
+ 55 (31)-3378-9038 . (31)-98835-8476
Como escolher o melhor aquecedor a gás
Aquecedores de água a gás são aparelhos que utilizam gás combustível para elevar a temperatura da água

Definindo a necessidade: A escolha pelo aquecedor de água mais indicado começa muito antes de chegarmos na loja ou procurarmos pelos produtos na internet, ou pelo menos deveria. Antes, devemos já ter uma ideia do que exatamente queremos. Pensando em termos de banho, diversas coisas vão influenciar:


Pontos simultâneos: Quando os imóveis possuem mais de um banheiro com ducha, a consideração deve ser feita de como serão utilizados estes banheiros. Existe a possibilidade do uso simultâneo das duchas? Se todas as duchas forem usadas ao mesmo tempo, isso deve ser considerado ao selecionar o aquecedor, mas se não forem utilizadas simultaneamente, um aquecedor de menor vazão pode ser considerado.


Vazão de água das duchas: Existem duchas de pouca vazão e existem duchas de altíssima vazão. Existem duchas cuja vazão varia de forma acentuada com a pressão, e outras em que a variação é pouca independente da pressão. Existem dispositivos redutores de vazão que podem ser utilizados para restringir o fluxo de água. Além do design, a escolha da ducha deve passar por qual a vazão que ela terá, considerando o uso ou não do redutor e a pressão de água.


Temperatura de uso: A capacidade de vazão dos aquecedores, informação que consta na etiqueta da certificação, é calculada considerando um incremento de temperatura de 20ºC. Isso significa a diferença entre a temperatura da água fria (da caixa d’água) e a aquecida pelo aparelho. Esses 20 graus de incremento representam o suficiente para oferecer água à temperatura de banho para a maior parte do Brasil, na maioria dos meses do ano. Porém, em cidades com clima mais frio, particularmente no inverno, muitas vezes este incremento necessita ser maior e o desempenho do aquecedor em termos de litragem é inversamente proporcional. Para estas regiões, a escolha do aquecedor deve ser ajustada por este fator climático.


Afinal, como calcular? O cálculo seria a soma da vazão dos pontos que podem ser usados de forma simultânea, modificada pelo fator climático1. Então, por exemplo, se se pretende utilizar o aquecedor para atender simultaneamente 4 duchas de 8 litros por minuto cada, teria que ser um aparelho de, no mínimo 4 x 8 = 32 l/min.


Porém, em uma cidade como, por exemplo, Florianópolis – SC que, apesar do clima quente no verão pode ter invernos rigorosos, conviria modificar essa necessidade por pelo menos 10%. Então 32 x 110% = 35 litros por minuto seria o aquecedor indicado para atender esta necessidade.


Tipos de aquecedor

Depois de determinar a capacidade de vazão necessária do aquecedor, ainda há escolhas importantes para serem feitas, ligadas a outras características do aparelho.


Mecânico ou Digital: Para vazões pequenas e médias (até no máximo 20 litros por minuto), existe a opção entre os aquecedores de tecnologia mecânica, ou os mais modernos, chamados digitais ou eletrônicos. O aquecedor mecânico é aquele onde o ajuste de temperatura se faz pelos controles de gás, água e/ou ajuste de estação (verão-inverno), dependendo do modelo, e o aquecedor não modifica estes ajustes mesmo que o fluxo de água e sua temperatura de entrada mude. Por isso, o nível de conforto e eficiência destes aparelhos, bem como a durabilidade, são inferiores a um aquecedor digital. Estes  aparelhos mais modernos possuem a capacidade de adequar automaticamente seu funcionamento para corresponder à temperatura ajustada no controle. Os aquecedores mecânicos têm a tendência de ter um preço menor, mas os digitais oferecem vantagens significativas, e, acima de 20 litros por minuto as opções quase sempre são apenas pelos modelos eletrônicos.